top of page

Impermeabilização
A impermeabilização é um processo de extrema importância para que seja possível manter a integridade da estrutura de um imóvel.
Portanto, se a ideia é prolongar a vida útil de uma construção, um bom trabalho de impermeabilização é algo que não pode faltar.
O mais objetivo dessa técnica é prevenir e proteger a estrutura contra a ação nociva da água, através da formação de uma barreira física que ajuda a conter a umidade e evitar que a água se infiltre.
Isso quer dizer que contratar um bom serviço de impermeabilização não é um gasto e sim um investimento mais do que necessário, deixando o imóvel livre de riscos.
Isso porque uma infiltração de água pode causar manchas nas paredes e tetos, goteiras, descolamento de cerâmica,
mofo e muitos outros problemas.
Uma boa empresa de impermeabilização, por sua vez, pode resolver ou evitar não somente esse problema como muitos outros, impermeabilizando reservatórios de contenção de água, piscinas, subsolos, fundações e muito mais.
Uma boa empresa de impermeabilização, por sua vez, pode resolver ou evitar não somente esse problema como muitos outros, impermeabilizando reservatórios de contenção de água, piscinas, subsolos, fundações e muito mais.
Vale lembrar ainda que existe mais de um tipo de impermeabilizante, tais como sólidos e flexíveis.
Justamente por isso que é essencial contratar uma empresa especializada, que possa avaliar a estrutura comprometida e seus vários fatores para, então, determinar o melhor material a ser aplicado em cada necessidade.
A empresa também levará em consideração os fatores climáticos, movimentação estrutural, presença ou ausência de trânsito de veículos no local, ação de agentes químicos e muito mais. Além disso, certos locais exigem um cuidado ainda maior, como é o caso das impermeabilizações de lajes a fim de evitar infiltração.
Nesse caso, por exemplo, os detalhes fazem toda diferença e é preciso cuidar até mesmo dos arremates em rodapés, ralos, juntas e etc.
Na impermeabilização de paredes, por sua vez, uma simples falha pode causar um grande comprometimento de todas a estrutura por causa da umidade e danos à pintura. A umidade também pode subir do solo através do rodapé e chegar até a parede.
Mais do que isso tudo, a impermeabilização da caixa d’água é outro fator que deve sempre ser encarado como investimento, pois pode evitar uma grande variedade de problemas para um condomínio.
Enfim, o que não se pode negar é que a impermeabilização é algo fundamental para a saúde do seu condomínio, evitando problemas e a contratação de uma empresa competente é parte indispensável nesse processo!

Impermeabilização rígida
É um procedimento que deixa a área trabalhada impermeável pela inclusão de aditivos químicos e agregados.
Os impermeabilizantes rígidos não funcionam em conjunto com os elementos estruturais, portanto, não podem ser aplicados em superfícies sujeitas a grandes variações de temperatura. A impermeabilização rígida é ideal para locais não sujeitos às fissuras, como subsolos, piscinas enterradas e galerias, já que estão sobre a ação de condições de temperaturas constantes.
Impermeabilização flexível
Representada pelo conjunto de produtos aplicados em partes construtivas sujeitas à fissuração, a impermeabilização flexível é geralmente feita com materiais compostos de elastômeros e polímeros. Os materiais podem ser moldados no local (membranas) ou serem pré-fabricados (mantas).
Esse sistema flexível é ideal para locais sujeitos à variação de temperatura, como varandas, coberturas, terraços, piscinas suspensas, pisos frios e lajes.
Os sistemas mais usados e suas aplicações
Os procedimentos de impermeabilização são fundamentais para proteger um sistema construtivo contra a ação da água e seus efeitos.
Dependendo da superfície ou elemento a ser protegido, são usados tipos diferentes de sistemas. Conheça os principais:
Argamassa polimérica
Contém cimento, agregados, aditivos e polímeros que formam um revestimento.
Indicada para áreas frias e molhadas, poço de elevadores, piscinas, rodapés, reservatórios de água e subsolos.
Calafetador
Bastante utilizado na vedação de caixilhos e elementos em geral.
Ideal para o preenchimento de juntas internas e externas, horizontais e verticais.
Emulsão acrílica
Tem base acrílica com elastômero, elementos que formam uma membrana líquida.
É ideal para superfícies expostas e sujeitas ao contato com as intempéries, como lajes, coberturas, paredes e marquises.
Emulsão asfáltica
Um monocomponente, é aplicado a frio e requer proteção mecânica.
Ideal para terraços, áreas frias e lajes.
Hidrofugante
Material que repele a água e pode ser aplicado diretamente em superfícies minerais.
Ideal para fachadas de pedra, telha cerâmica, cerâmica porosa e, tijolo e concreto aparentes.
Hidrorrepelente
Também repele a água e não altera a aparência do substrato.
Ideal para superfícies minerais, como tijolo e concreto aparentes, fachadas de pedra, telha cerâmica e cerâmica porosa.
Manta asfáltica
Contém asfalto modificado com polímeros e é armada com estruturante.
Ideal para lajes planas ou inclinadas, piscinas, floreiras, reservatórios de água e áreas frias


bottom of page